Publicado em: 30/06/2023
A cidade de Cascavel, no Oeste do Estado, foi palco hoje do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, um evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
O seminário, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos. Durante o seminário, foram promovidas palestras, mesas-redondas e debates que visavam identificar desafios e soluções para promover a inclusão social, o acesso a serviços e a valorização da pessoa idosa.
A abertura do seminário contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Cobra Repórter (PSD) e do vice-presidente, deputado Batatinha (MDB), além da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Governo estadual, Leandri Dal Ponte, que destacou a importância de debater o tema e buscar políticas públicas efetivas para atender às demandas da população idosa. “Momentos como este são importantes para que possamos trocar experiências, apresentar projetos e propor soluções aos problemas enfrentados pela população que está na melhor idade”, disse Leandri.
O presidente da Comissão organizadora do evento, deputado Cobra Repórter, lembrou a importância da interiorização dos debates de interesse dos paranaenses. “Queremos ouvir o que realmente os idosos sentem e o que mais precisam, por isso estamos realizando estes seminários pelo Paraná. Queremos ouvir as demandas e propor projetos práticos que melhorem e garantam qualidade de vida aos idosos”, finalizou.
Já o vice-presidente da Comissão, deputado Batatinha (MDB) também destacou a importância do debate com a população nas cidades. “É muito importante que possamos trazer as autoridades para o interior do Estado para que entendam na prática as necessidades. Fico muito feliz em saber que estamos conseguindo ajudar a população que mais precisa”.
Entre os assuntos discutidos estavam a saúde física e mental dos idosos, o acesso à moradia adequada, o combate à violência e ao abuso financeiro contra os mais velhos, além da necessidade de espaços públicos inclusivos e adaptados. Os participantes também puderam trocar experiências e compartilhar boas práticas e experiências em outras cidades do estado.